Hospital Vida e Saúde: Banco de leite precisa de doações

Em março de 2020, o Banco de Leite do Hospital Vida & Saúde completa um ano de doações externas. O serviço que começou em 2018, foi aberto para receber doações de fora do hospital, em março do ano passado, mas a cultura de doação ainda não está presente na comunidade. A média de que deveria ser de 2 litros de leite, por dia, chega apenas a 400 ml. Desde dezembro, as doações caíram bastante, e hoje, o Banco de Leite está quase em situação de emergência. Os recebimentos estão sendo apenas das mães da UTI Neonatal.

No ano que passou, a Instituição recebeu 426 doadoras, sendo apenas 152 externas e as demais internas que doaram para o próprio filho internado na UTI Neonatal. A Instituição conta com doações de outros municípios, sendo 62% de Santa Rosa e 38% de outras cidades. A Doação do leite materno é extremamente importante, segundo a Nutricionista Marília Fernandes, “Quem doa possibilita ao bebê de alto risco o alimento mais completo e valioso em um momento que ele não consegue ser amamentado por sua mãe”. A profissional destaca ainda que o leite materno é rico em imunoglobulinas que aumentam o sistema imunológico, a gordura presente em sua composição permite melhor desenvolvimento cerebral, além de reduzir o tempo de internação, além de prevenir diversas doenças. Em um ano de doação externa 273 bebês foram beneficiados.

Para ser doadora é simples, as mães devem procurar o Banco de Leite localizado no Hospital Vida & Saúde. Para primeira coleta a mãe precisa procurar o Banco, com RG e fazer o cadastro. As próximas doações podem ser realizadas em casa, o hospital fornece o material para captação. O Banco de Leite funciona todos os dias das 8h ao meio dia e das 13h 30min às 18h. Mais informações pelo telefone 3512-5050 ramal 205.

Fonte: Assessoria de Imprensa Vida e Saúde

Leave a Reply

Your email address will not be published.