Quase 14 mil mulheres fizeram mamografias no SUS dos três maiores municípios da Serra em 2018

Juntos, os três municípios mais populosos da Serra fizeram 13.876 mamografias entre janeiro e setembro de 2018. A maior concentração está em Caxias do Sul, onde foram 9.448 exames realizados. Além de ser a maior cidade da região, Caxias do Sul tem um diferencial: o rastreamento do câncer de mama é feito a partir dos 40 anos e não a partir dos 50 anos, como recomenda o Ministério da Saúde.

A projeção da Secretaria da Saúde é que um grande número de mulheres aproveite este sábado (20) com os postos de saúde abertos para agendamento de mamografias e coleta do citopatológico para prevenção do câncer de colo de útero. No ano passado, 1.629 mulheres agendaram o exame das mamas.

Em Bento Gonçalves, foram realizadas 3.019 mamografias nos primeiros nove meses do ano. A coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Evelise Bender, explica que a solicitação do exame pode ser feito por meio de um atendimento com enfermeiro por pacientes com idade entre 50 e 69 anos. As demais são encaminhadas para a mamografia a partir de uma consulta médica, quando o profissional suspeita do câncer de mama.

Já em Farroupilha, 1.409 mamografias foram realizadas até setembro. No município, a paciente tem de passar por consulta médica para agendar o exame.

Ações do Outubro Rosa

Neste sábado (20), Caxias do Sul abre todas as unidades básicas de saúde (UBS) das 9h30min às 16h para agendamento de mamografias para mulheres com mais de 40 anos. A coleta para o papanicolau pode ser feita por pacientes de qualquer faixa etária.

Em Farroupilha, os postos de saúde do centro e dos bairros América, São José, Monte Pasqual, Belvedere, 1º de Maio, Cinquentenário, Burati e Medianeira abrem também neste sábado, mas apenas para atendimentos já agendados. Serão feitos exames clínicos de mamas e citopatológicos.

Em Bento Gonçalves, o posto de saúde Conceição abre neste sábado com atividades educativas. No dia 27, ocorre uma ação de saúde, como solicitação de mamografias e exames rápidos de doenças sexualmente transmissíveis, na praça do bairro Ouro Verde.

Fonte: Gaúcha ZH

Leave a Reply

Your email address will not be published.