O Ministério da Saúde espera normalizar até o próximo mês a distribuição de vacinas contra a meningite C no Rio Grande do Sul. Segundo a pasta, as doses estão sendo distribuídas de forma reduzida, devido a atrasos do laboratório responsável pela produção.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), houve uma queda de cerca de 36% da cota mensal para o Rio Grande do Sul no mês de julho. A secretaria não soube informar a quantidade exata de vacinas que deveria ter chegado, mas, para fins de comparação, 31 mil doses foram aplicadas por mês, em média, em 2017. O Governo Federal afirma ter destinado 178 mil doses para o RS entre janeiro e julho.

A secretaria também não soube dizer em quais municípios há falta da vacina. As prefeituras podem fazer remanejo de doses nos postos, e a orientação é de que os pais entrem em contato com os postos de saúde para saber se a distribuição já foi normalizada.

O Ministério da Saúde orienta que municípios com estoque reduzido realizem o agendamento das aplicações, de acordo com a disponibilidade.

vacina meningocócica C tem doses previstas para crianças de três a cinco meses mais um reforço aos 12 meses. Também é indicada para adolescentes de 11 a 14 anos – para este grupo, é aplicado reforço ou dose única, dependendo da situação vacinal.

Fonte: Gaúcha ZH

Leave a Reply

Your email address will not be published.