Pacientes de hospital de Caxias do Sul receberão a visita de animais disponíveis para adoção

Projeto Visita dos Amigos Pets, iniciativa que permite animais de estimação visitarem pacientes, conta com mais uma novidade na próxima edição, que ocorre na sexta-feira (21), no Hospital Geral, em Caxias do Sul. Diferente do habitual, quando os pacientes recebem a visita de seus próprios animais, dessa vez serão recebidos cachorrinhos da ONG caxiense S.O.S. Peludos.

A ação ocorre a partir das 15h, na área de pediatria do hospital. Segundo a gerente operacional do HG, Gicela Bortoluz, o objetivo da parceria é proporcionar um momento especial para quem está internado.

Pioneira em Caxias do Sul, a visita é realizada desde março deste ano e tem o objetivo de trazer benefícios e contribuir para a melhora do paciente.

— Hoje em dia, a maioria das pessoas que têm bichinhos de estimação veem eles como membro da família. Imagina então um paciente que está um tempo internado ou em estágio terminal, receber o bichinho. E transforma. Após a visita, o paciente fica muito mais alegre, fica muito mais relaxado. É um momento extremamente prazeroso para ele. E também, para alguns pacientes, é um momento em que eles podem se despedir — explica Gicela.

Para receber os animais, os casos são avaliados por uma equipe médica e de controle de infecção hospitalar para, após, passar pela aprovação da equipe. O encontro é agendado conforme a condição clínica do paciente. Para o acesso ao hospital, as famílias seguem orientações relacionadas ao cuidado com o bichinho de estimação, tais como: comprovação de vacinação em dia, higienização do animal e, transporte adequado.

O projeto já é aplicado em diversos hospitais de referência pelo país, tais como Hospital Albert Einstein, Hospital de Clínicas POA e Hospital Santa Casa de Curitiba.

Fonte: Gaúcha ZH

Leave a Reply

Your email address will not be published.