Associado, acesse sua conta

conteúdo exclusivo para você.

Internato de medicina vai preparar futuros médicos na Santa Casa de Uruguaiana

Internato de medicina vai preparar futuros médicos na Santa Casa de Uruguaiana

Teve início oficialmente, na manhã desta quarta-feira, o internato de medicina no Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, uma das fases finais de formação dos profissionais. A partir de agora, a estrutura da instituição servirá para o estágio desenvolvido pelos alunos da primeira turma do curso de medicina da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Os acadêmicos, juntamente com a coordenadora do curso, Rita de Cássia Evaldt, foram recepcionados pela gestora administrativa da Santa Casa, Thaís Aramburu.

Thaís lembrou a busca da instituição pelo credenciamento como Hospital de Ensino, destacando a importância da nova fase e deu as boas-vindas aos alunos. “O internato aqui no hospital representa muito para nós. É uma honra para a Santa Casa participar da formação dessa gurizada, que vem cheia de vontade de aprender. Isso sem falar no que representa para a saúde da região”, disse.

O internato é um estágio exigido durante os dois últimos anos de curso, que pede contato prático com a rotina hospitalar, os procedimentos e os pacientes. No primeiro semestre de 2020, serão 15 alunos, no segundo, o número aumentará para 30 e, no primeiro semestre de 2021, serão 45. A partir do segundo semestre de 2021, haverá sempre 60 alunos distribuídos em todos os setores do hospital.

O internato tem a duração de dois anos, abrangendo do 9º semestre ao 12º semestre, e os alunos atuarão no Pronto-Socorro e na Unidade de Internação Clínica. Durante o período, os alunos atendem os pacientes internados, fazendo o papel do médico e realizando as prescrições. Nesta fase, os alunos são acompanhados por médicos superiores do hospital e docentes médicos supervisores da Unipampa.

O início do internato coloca o HSCCU mais próximo do credenciamento no Ministério da Saúde e Ministério da Educação como Hospital de Ensino, antigo pleito da instituição, prefeitura e Unipampa. Trata-se de uma certificação, conforme o estabelecido na legislação do Programa de Certificação de Hospitais de Ensino (HE), em que o hospital passa a servir de campo para a prática de atividades de ensino na área da saúde. A medida não altera a estrutura administrativa na instituição, mas garante um aporte financeiro anual oriundo do governo federal. Atualmente, 43 hospitais buscam essa certificação.

Além do internato, a Santa Casa já conta com programa de estágio, em parceria com instituições de ensino da área de saúde que inclui alunos de Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Técnico de Enfermagem e Serviço Social. Sua estrutura serve de campo prático para os cursos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Unopar, Senac e do Sistema de Ensino Gaúcho (SEG). A orientação do aluno é realizada por professores das instituições de ensino, que os supervisionam em tempo integral.

Por meio de um segundo convênio com a Unipampa, o hospital executa os programas da residência multiprofissional em saúde. São 24 meses de residência nas unidades UTI Geral, Pronto-Socorro, UTI Neonatal, unidade de internação clínica e cirúrgica, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Clínica Renal, Maternidade e Pediatria, destinados para os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição (Campus Itaqui), Medicina Veterinária, Educação Física e Psicologia.

Fonte: Correio do Povo

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado

ACESSAR O SITE