Internato de medicina vai preparar futuros médicos na Santa Casa de Uruguaiana

Teve início oficialmente, na manhã desta quarta-feira, o internato de medicina no Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, uma das fases finais de formação dos profissionais. A partir de agora, a estrutura da instituição servirá para o estágio desenvolvido pelos alunos da primeira turma do curso de medicina da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Os acadêmicos, juntamente com a coordenadora do curso, Rita de Cássia Evaldt, foram recepcionados pela gestora administrativa da Santa Casa, Thaís Aramburu.

Thaís lembrou a busca da instituição pelo credenciamento como Hospital de Ensino, destacando a importância da nova fase e deu as boas-vindas aos alunos. “O internato aqui no hospital representa muito para nós. É uma honra para a Santa Casa participar da formação dessa gurizada, que vem cheia de vontade de aprender. Isso sem falar no que representa para a saúde da região”, disse.

O internato é um estágio exigido durante os dois últimos anos de curso, que pede contato prático com a rotina hospitalar, os procedimentos e os pacientes. No primeiro semestre de 2020, serão 15 alunos, no segundo, o número aumentará para 30 e, no primeiro semestre de 2021, serão 45. A partir do segundo semestre de 2021, haverá sempre 60 alunos distribuídos em todos os setores do hospital.

O internato tem a duração de dois anos, abrangendo do 9º semestre ao 12º semestre, e os alunos atuarão no Pronto-Socorro e na Unidade de Internação Clínica. Durante o período, os alunos atendem os pacientes internados, fazendo o papel do médico e realizando as prescrições. Nesta fase, os alunos são acompanhados por médicos superiores do hospital e docentes médicos supervisores da Unipampa.

O início do internato coloca o HSCCU mais próximo do credenciamento no Ministério da Saúde e Ministério da Educação como Hospital de Ensino, antigo pleito da instituição, prefeitura e Unipampa. Trata-se de uma certificação, conforme o estabelecido na legislação do Programa de Certificação de Hospitais de Ensino (HE), em que o hospital passa a servir de campo para a prática de atividades de ensino na área da saúde. A medida não altera a estrutura administrativa na instituição, mas garante um aporte financeiro anual oriundo do governo federal. Atualmente, 43 hospitais buscam essa certificação.

Além do internato, a Santa Casa já conta com programa de estágio, em parceria com instituições de ensino da área de saúde que inclui alunos de Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Técnico de Enfermagem e Serviço Social. Sua estrutura serve de campo prático para os cursos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Unopar, Senac e do Sistema de Ensino Gaúcho (SEG). A orientação do aluno é realizada por professores das instituições de ensino, que os supervisionam em tempo integral.

Por meio de um segundo convênio com a Unipampa, o hospital executa os programas da residência multiprofissional em saúde. São 24 meses de residência nas unidades UTI Geral, Pronto-Socorro, UTI Neonatal, unidade de internação clínica e cirúrgica, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Clínica Renal, Maternidade e Pediatria, destinados para os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição (Campus Itaqui), Medicina Veterinária, Educação Física e Psicologia.

Fonte: Correio do Povo

ACESSAR O SITE