Associado, acesse sua conta

conteúdo exclusivo para você.

Hospital de Parobé terá usina de energia solar fotovoltaica

Hospital de Parobé terá usina de energia solar fotovoltaica

Deve entrar em operação nas próximas semanas a usina de energia solar fotovoltaica instalada no Hospital São Francisco de Assis, da cidade de Parobé, na região do Vale do Rio do Sinos. Com o novo sistema, a instituição passará a gerar energia elétrica através da luz solar.

Para que a instalação fosse realizada, foi necessária a reforma do telhado do prédio, para que ele pudesse comportar as placas, bem como, a troca de lâmpadas do sistema de iluminação interna da instituição. O investimento, realizado através de contrato com a RGE Sul, foi de R$ 189,3 mil, sem considerar a reforma no telhado, além de 171 lâmpadas, que foram substituídas pela tecnologia LED, no prédio da instituição.

A usina de geração de energia solar possui um sistema com capacidade instalada de 39 kWp (quilo-watt pico). A instalação ficará sob análise da RGE por um ano, a fim de avaliar de forma eficaz os resultados obtidos e proceder com eventuais ajustes.

De acordo com o coordenador do Programa de Eficiência Energética da RGE, Odair Deters, a usina tem capacidade para gerar 50 MWh por ano, o equivalente a 5% de todo o consumo de energia da instituição. Com o sistema, a casa de saúde terá uma economia de mais de R$ 19 mil por ano.

Fonte: Correio do Povo

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado

CONSAUDE 2020 - ADQUIRA SEU INGRESSO  
SAIBA MAIS