Associado, acesse sua conta

conteúdo exclusivo para você.

Aplicativo do SUS disponibiliza histórico de vacinas online

Aplicativo do SUS disponibiliza histórico de vacinas online

Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que utilizam o aplicativo Meu digiSUS contam agora com a opção de acompanhamento do histórico de vacinas já realizadas e as faltantes. A nova atualização também permite que os usuários agendem consultas médicas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e cadastrem dados para doação de sangue e de órgãos.

O registro de vacinas pode ser acessado a partir da vinculação do CPF dos usuários. Também é possível verificar vacinas necessárias e específicas para crianças, adultos, idosos e gestantes, gerando certificação. O registro da informação cabe aos agentes de saúde que aplicam as vacinas nas UBS no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNEI).

Só é possível consultar o histórico de vacinas aplicadas desde 2017, quando o aplicativo foi lançado. No entanto, segundo o Ministério da Saúde, cada paciente deve solicitar na hora da vacina o registro da dose aplicada.

Já as marcações de consultas pelo Meu digiSUS podem ser realizadas a partir de vinculações em unidades de saúde da atenção primária nas quais o cidadão foi cadastrado e que já utilizam o sistema integrado com o aplicativo. É necessário que o usuário solicite à unidade de saúde o cadastramento no aplicativo para que seja possível o agendamento online.

O app também permite que os atendimentos via SUS sejam avaliados. Além de enviar os alertas, o programa mostra, na aba “Minha Saúde”, informações gerais dos usuários, como lista de medicamentos recebidos pelo programa Aqui tem Farmácia Popular, posição na lista de transplantes, doação de sangue e denúncias envolvendo a retirada indevida de medicamentos.

Ao todo, o aplicativo já teve mais de 1 milhão de downloads. O programa está disponível nas lojas de aplicativos App Store, da Apple, e Google Play, do Google.

Fonte: Gaúcha ZH

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado

ACESSAR O SITE