Procura por vacina contra a gripe é pequena em Porto Alegre

Por determinação da Secretaria de Saúde de Porto Alegre, desde segunda-feira (11) a vacinação contra a gripe está disponível para toda a população da capital gaúcha. Mesmo assim, a procura nos postos segue baixa. Até agora, apenas 72% da meta foi alcançada. Depois de ser prorrogada por duas semanas, a campanha nacional de imunização termina na sexta-feira (15).

Nesta quarta-feira (13), a Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou mais duas mortes pela doença no Rio Grande do Sul. Ao todo, três pessoas já morreram em solo gaúcho neste ano devido à gripe.

preocupação maior segue sendo com as crianças, já que muitos pais não estão levando os pequenos para receber a vacina. Em Porto Alegre, os grupos com menor percentual de imunizados são, justamente, o das crianças, com 47,80%; e gestantes, com 49,78%. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de imunização de 90% de cada grupo prioritário.

Além da Capital, outros municípios também ampliaram a vacina para toda a população, como é o caso de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. Para saber sobre a oferta de doses em cada cidade é necessário entrar em contato com as prefeituras. Isso porque a orientação do governo do Estado é de que a campanha fosse ampliada apenas para crianças até 10 anos e adultos a partir dos 50 anos.

Gaúcha ZH