Situação - Hospitais Filantrópicos Durante a Paralisação 29 de maio

1. Transporte de colaboradores dos hospitais – especialmente no interior do Estado, as instituições estão incentivando a “carona solidária”, porém muitos médicos se deslocam entre cidades e estão sem possibilidade de chegar por falta de gasolina;
2. Escassez de oxigênio, gás de cozinha e diversos medicamentos;
3. As medidas pra permanecer atendendo: prioridade máxima de urgências e emergências, mais de 50% das 269 instituições hospitalares está reagendando atendimentos eletivos e cancelando cirurgias eletivas, solicitando à população que procurem os hospitais somente em casos extremos;
5. Estoque de sangue está muito baixo;
6. Coleta de lixo hospitalar está prejudicada no interior do Estado. 

Casos pontuais:

Hospital São Sebastião Mártir de Venâncio Aires – suspensão de procedimentos eletivos, grandes dificuldades de transporte de colaboradores tendo em vista a falta de gasolina e horários do transporte público

Hospital Nossa Senhora Aparecida - Rosário do Sul
Não há mais estoque de medicamento, atende apenas Urgência e Emergência

Hospital Vila Nova – Porto Alegre
Suspensão das cirurgias eletivas do sábado.

Hospital Fátima Flores da Cunha
Baixíssimo estoque de anestésico, por isso, somente cirurgias de urgência estão sendo atendidas.

Hospital de Caridade – Santiago
Suspensão de atendimentos eletivos pela escassez de material.

Hospital Ivan Goulart – São Borja
Cirurgias eletivas suspensas. Falta de medicamentos em geral, principalmente antimicrobianos, medicamentos de alto custo que necessitam de reposição rápida e nutrição parenteral. Falta de materiais descartáveis como compressas, seringas.

Hospital Nossa Senhora da Oliveira – Vacaria
Cancelamento de todas as cirurgias eletivas. Baixíssimo estoque de oxigênio

Hospital São Vicente de Paulo – Cruz Alta
Realizando apenas cirurgias de urgência. Baixas hospitalares somente em casos graves. Os medicamentos para reposição de estoques não chegam. Estão buscando nos fornecedores em Passo Fundo com carro próprio.

Hospital Sapiranga - Sapiranga 
Canceladas todas as cirurgias eletivas.

Hospital de Igrejinha
Cancelamento das cirurgias bucomaxilofaciais do final de semana e da próxima terça.

Hospital Nossa Senhora das Graças – Canoas
Suspendeu as cirurgias eletivas, e está otimizando os cardápios no refeitório dos funcionários para um melhor aproveitamento dos produtos perecíveis, principalmente hortifrutis.

Hospital Ana Nery – Santa Cruz do Sul
Estoque para 10 dias. Gases medicinais sob controle, e gás de cozinha também. Dificuldades em alguns materiais de órteses e próteses e a chegada do pessoal em função do transporte.

Hospital Panambi – Panambi
Itens de medicamentos e suprimentos para atendimento eletivo estão retidos em Porto Alegre, o hospital está fazendo o transporte de alguns medicamentos (retirados em Passo Fundo) com veículo próprio e identificado

Hospital da Cidade – Passo Fundo
Garante estoque de materiais e medicamentos somente até quarta-feira. Caso não haja mudança na situação, segunda-feira começam a tomar medidas de contenção.

Hospital Vida e Saúde – Santa Rosa
Estão buscando material com ambulância e avaliando a possibilidade de cancelamento de cirurgias eletivas para próxima semana.

Hospital Dr. Oswaldo Diesel – Três Coroas
Atende apenas urgências e emergências, as internações só estão sendo feitas com pacientes graves. Soro fisiológico e oxigênio líquido já estão abaixo do nível de segurança.

Hospital De Caridade – Crissiumal
Cancelou os atendimentos eletivos, dificuldades com materiais e medicamentos.