Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Filantrópicos e Religiosos do RS

Há mais de 30 anos cuidando da saúde dos gaúchos.

Bem-vindo à Federação

A Federação é uma entidade sindical que representa as 269 Santas Casas e Hospitais Filantrópicos gaúchos. Ela é formada por 6 Sindicatos: Sindiberf, Sindiberf Noroeste, Sindicato dos Hospitais Filantrópicos da Serra, Sindicato dos Hospitais Filantrópicos do Vale do Taquari, Sindicato dos Hospitais Filantrópicos do Vale do Rio Pardo, Sindicato dos Hospitais Filantrópicos do Vale dos Sinos.

Fundada em 12 de maio de 1987, durante o Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, realizado em São Paulo. Conforme a ata de fundação da Entidade, o principal objetivo de provedores e dirigentes era a defesa dos legítimos interesses dos hospitais filantrópicos e santas casas do Estado:“A Federação das Misericórdias do Estado do Rio Grande do Sul, sociedade civil, sem finalidade lucrativa e de duração ilimitada, é órgão de união integração e de representação das Santas Casas e Entidades Filantrópicas do Estado do Rio Grande do Sul, constituída para fins de defesa, proteção, representação e assistência aos interesses sociais e econômicos das entidades federadas e, ainda, de colaboração com os poderes públicos e demais associações no sentido de solidariedade humana, social e econômica”.

A qualidade e o compromisso com o atendimento ao hospital associado é o grande objetivo da Federação. A filosofia da entidade é baseada na defesa dos verdadeiros interesses das santas casas e hospitais beneficentes, religiosos e filantrópicos do Rio Grande do Sul.
A Federação representa 269 instituições hospitalares do RS, detentoras de mais de 75% do atendimento SUS ao cidadão gaúcho. Em 201 municípios do Estado existe apenas um hospital e este, é filantrópico.
Os hospitais filantrópicos são de extrema importância para os gaúchos. Por isso, a Federação é a maior parceira de seus hospitais associados. As instituições associadas contam com as seguintes assessorias oferecidas pela Federação: política-institucional, jurídica, saúde suplementar e comunicação. O departamento de eventos oferece inúmeros treinamentos, eventos e congressos com o intuito de qualificar ainda mais a gestão das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos

Visão: ser reconhecida como uma entidade associativa e sindical de referência e excelência, estruturada profissionalmente, capaz de influenciar decisivamente nas políticas de interesse da categoria e contribuindo para o seu desenvolvimento.

Missão: Congregar, representar e defender os interesses do setor hospitalar gaúcho sem fins lucrativos, promovendo ações para o seu desenvolvimento e interação com a sociedade.

Luiz Carlos Rocha Falchi: Médico urologista, foi superintendente geral da Santa Casa de Pelotas. Foi o primeiro presidente da Federação, estando a frente da instituição de 1987 – ano de sua criação – até 1990. Dr. Falchi faleceu em 2015 e hoje dá o nome ao Prêmio de Gestão das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS

Darcísio Paulo Perondi: Médico e Deputado Federal, Perondi presidiu a Federação no período de 1989 a 2002. A forte atuação ao longo dos 13 anos que atuou na entidade conferiu ao Deputado o papel de Presidente de Honra.

Francisco Soares Ferrer: Farmacêutico e advogado, presidiu a entidade no período 2002/2010. Ferrer atua como superintendente geral do Hospital Pompéia de Caxias do Sul.

Oswaldo Luis Balparda: Bacharel em Ciências Contábeis e Mestre em Administração foi o presidente da entidade em 2009 a 2011. Atualmente é Diretor Administrativo da Santa Casa de Porto Alegre.

Júlio Dornelles de Matos: Advogado, pós-graduado em gestão empresarial, atua como Diretor Geral da Santa Casa de Porto Alegre. Presidiu a Instituição de 2012 a 2015.

André Emílio Lagemann: Economista, Diretor Executivo do Hospital Ouro Branco de Teutônia. Assumiu a presidência da Federação em dezembro de 2016.

.

Conheça a lista completa de Hospitais Filantrópicos do Rio Grande do Sul.
Clique abaixo e faça o download.

Diretoria Triênio 2018/2021: eleita e empossada em 06 de abril de 2018.

Conheça os departamentos da Federação RS.

0 Hospitais Associados
0% Atendimentos via SUS