Associado, acesse sua conta

conteúdo exclusivo para você.

Vacinação contra sarampo e polio tem baixa procura nos postos da Capital em primeira semana de campanha

Vacinação contra sarampo e polio tem baixa procura nos postos da Capital em primeira semana de campanha

Na primeira semana da Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo e poliomielite teve mais de 7 mil doses aplicadas na Capital. Segundo dados do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), até o meio-dia da última sexta-feira (10), 3.791 crianças foram imunizadas contra a polio e 3.741 contra o sarampo.

Para Porto Alegre, a meta do Ministério da Saúde é aplicar 65.181 doses até o final da campanha. Crianças com idades entre um ano e cinco anos incompletos (quatro anos e 11 meses completados) devem tomar a vacina.

As imunizações realizadas nesta semana correspondem a 5,8% do público-alvo da poliomielite e 5,7% do sarampo. A Secretaria Municipal da Saúde considera que a adesão foi baixa nesse primeiro período.

Dos 139 postos de saúde da Capital, 12 seguem sem disponibilizar as vacinas devido a um problema nos equipamentos que mantêm a temperatura das doses. Eram 14 no início da semana. Foram liberadas as unidade Bananeiras, na Zona Leste, e Campo Novo, na Zona Sul.

As salas de vacina atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Com exceção da Clínica de Saúde da Família da Restinga, que atende das 8h às 20h, e o Centro de Saúde Modelo, a US São Carlos e a US Tristeza, que atendem das 8h às 22h.

A campanha vai até o dia 31 de agosto. O dia 18 será o Dia D, com reforço de divulgação e ações de mídia para conscientizar a população a vacinar as crianças.

A lista dos postos de saúde da capital gaúcha que não estão aplicando vacinas:

ZONA SUL

Divisa

Nossa Senhora das Graças

Núcleo Esperança

ZONA LESTE

Batista Flores

Vila Fátima

Coinmma

Jardim da Fapa

Laranjeiras

Lomba do Pinheiro

Maria da Conceição-Marcelo Martins

ZONA NORTE

Nova Brasília

Jardim Itu

FONTE: GAUCHA ZH

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado