Associado, acesse sua conta

conteúdo exclusivo para você.

Secretário da Saúde do RS critica “desleixo” dos pais com vacinação das crianças

Secretário da Saúde do RS critica “desleixo” dos pais com vacinação das crianças

Em entrevista ao programa Gaúcha+ na tarde desta terça-feira (17), o secretário estadual da Saúde, Francisco Paz, falou  sobre a campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo, que ocorrerá em todo o país entre os dias 6 a 31 de agosto.

Segundo Paz, devido à baixa procura nas últimas campanhas, o Ministério da Saúde resolveu reforçar uma mobilização específica contra a pólio e o sarampo que terá como público-alvo crianças de até cinco anos. Todas receberão as duas doses da vacina. Além das crianças, a vacina também será disponibilizada para pessoas com até 49 anos que não foram imunizadas, ou não lembram se já receberam as doses.

— Na última campanha de vacinação da gripe, nós tivemos uma cobertura de 65,7% de crianças vacinadas, quando o ideal seria de no mínimo 85%. Observamos um certo desleixo dos pais em levar seus filhos para tomar a vacina — disse o secretário, que ainda reforçou: — Os pais têm a sensação de que as doenças transmissíveis já estão controladas e não são perigosas.

Conforme o secretário, outros fatores têm atrapalhado as campanhas de imunização, como as fakenews e, principalmente, a desinformação.

— Queremos trazer de volta o compromisso dos pais em levar seus filhos para tomarem a vacina para protegê-los e proteger a sociedade. É uma responsabilidade dos adultos, frente às crianças — ressaltou Paz.

A ocorrência de centenas de casos confirmados de sarampo no país, sete deles só no Rio Grande do Sul, reativou o alerta em torno da doença, que desde 2014 não era registrada no Brasil.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado