Secretaria da Saúde lança campanha para prevenir a toxoplasmose

A Secretaria da Saúde do Estado lança, nesta quarta-feira, campanha para reforçar a mobilização dos habitantes do município de Santa Maria em relação às ações de prevenção da toxoplasmose, como beber água fervida, evitar a ingestão de carnes cruas ou mal passadas, higienizar as hortaliças e limpar as caixas d’água.

Será veiculada peça de rádio nas emissoras AM e FM da cidade e, a partir de setembro, a campanha prevê a distribuição de material impresso com informações sobre como agir na limpeza dos reservatórios de água privativos. Esse material será distribuído em todo o Estado via Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano.

Santa Maria registra casos de toxoplasmose desde o início de abril, com queda dos registros nos meses de julho e agosto. O trabalho em conjunto entre o município, Estado e governo federal aponta para indícios de contaminação pela água e hortaliças. “Mesmo com a situação sob controle, todas as medidas de prevenção devem continuar vigorando, incluindo a limpeza das caixas d’água”, ressalta Marilina Bercini, diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde.

Fonte: Correio do Povo