Associado, acesse sua conta

conteúdo exclusivo para você.

RS tem tendência de redução nas mortes por Aids

RS tem tendência de redução nas mortes por Aids

Secretaria da Saúde enfatiza necessidade de prevenção da doença

A Secretaria da Saúde do governo do Rio Grande do Sul informou, nesta quarta-feira, uma redução no número de mortes por Aids no Estado. Apesar disso, o Piratini enfatizou em nota a importância da prevenção para evitar novo alastramento da doença que ataca o sistema imunológico. Além disso, o RS ainda tem mortalidade bem acima do índice nacional pela doença.

Entre janeiro de 2007 e janeiro de 2017, foram notificados 194.217 casos de infecção pelo HIV no Brasil, sendo que 40.275 foram na Região Sul e 18.901 no Rio Grande do Sul. Em relação à mortalidade (com dados de 2016), a média nacional é de 5,2 óbitos para cada 100 mil habitantes. Na Região Sul, são 6,7 óbitos para cada 100 mil habitantes. E, no Estado, 9,6 óbitos para cada 100 mil habitantes. O número de mortes ainda é alto, mas há uma tendência de queda: só no RS, a taxa de mortalidade caiu 17,2% entre 2006 e 2016.

Nesta quarta, Porto Alegre recebeu a segunda reunião do Grupo de Trabalho da Unaids 2018. Pela primeira vez, o encontro ocorreu fora de Brasília, no Distrito Federal. O GT Unaids (Grupo Temático Ampliado das Nações Unidas sobre HIV/Aids) é um dos braços do Unaids, o programa da ONU que busca soluções para combater a enfermidade no mundo inteiro. Com a colaboração de parceiros globais, nacionais e regionais, a meta é acabar com a epidemia da Aids até 2030.

“Essa troca de informações é fundamental para termos mais sucesso e atingirmos nossas metas. O enfoque tem que ser nas populações mais vulneráveis e, especialmente, nos jovens. Temos que falar com eles, na linguagem deles”, explicou a diretora da Unaids Brasil, Georgiana Braga Orillard.

Sem uma vacina aprovada de controle, até hoje, o principal método preventivo contra o HIV segue sendo o uso da camisinha.

Fonte: Correio do Povo

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado