Associado, acesse sua conta

conteúdo exclusivo para você.

Municípios do Vale do Sinos levam demandas à secretária da Saúde

Municípios do Vale do Sinos levam demandas à secretária da Saúde

Oito prefeitos Associação dos Municípios do Vale do Sinos (Amvrs), que é presidido pela prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, se reuniram nessa segunda-feira com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, e técnicos da pasta para expor as necessidades das cidades na área da saúde.

As dificuldades de internações e exames de algumas especialidade que são realizados na Capital foram abordadas, sendo o serviço de oncologia o mais deficitário na região, tendo em vista a falta de repactuação dos recursos para a área, vindos da União. Para tratar especificamente deste tema, ocorrerá uma reunião na próxima segunda-feira, entre o Estado e os prefeitos da associação na Universidade Feevale. “Foi uma reunião muito produtiva na qual percebemos muita vontade da secretária em ajudar as prefeituras. Ela é objetiva e está bem informada sobre processos, além de conhecer o funcionamento do sistema”, avaliou Daudt.

Os atrasos dos recursos por parte do Estado também foram levantados, bem como a judicialização para acesso a verbas e serviços. “O Hospital Centenário conseguiu apenas R$ 235 mil via judicialização. Ficamos satisfeitos com a reunião e principalmente com a posição da secretária de que as pactuações poderão ser revisadas. Estamos tentando isso desde 2017”, afirmou o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi.

A secretária afirmou não ser possível desconsiderar a realidade, que é bastante preocupante. “O diálogo vai pautar nossa gestão, mas com praticidade, construindo políticas efetivas que cheguem ao cidadão”, disse. Foi proposto um seminário para apresentar a rede projetada e estabelecer possíveis novas pactuações. Além de Novo Hamburgo e São Leopoldo, participaram prefeitos de Campo Bom, Presidente Lucena, Dois Irmãos, Ivoti, Morro Reuter, Lindolfo Collor.

Fonte: Correio do Povo

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado