Ministro da Saúde afirma que tabela de preços do SUS será refeita

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, garantiu que o governo federal irá modificar a tabela de preços dos procedimentos realizados para o Sistema Único de Saúde (SUS). A afirmação foi realizada durante o Seminário Desafios da Saúde, promovido pela Federação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (Fehosul), em Porto Alegre. De acordo com o titular da pasta, o Ministério da Saúde não tem uma central de preços.

— Eu não tenho como dizer quanto custa o mesmo procedimento realizado em dois hospitais diferentes — reconhece.

— Foram criados nomes para procedimentos em paralelo ao utilizado na tabela. Tem hospital reclamando dos valores, mas não levando em conta os incentivos. Teremos que sentar para refazer essa conta — afirma.

Para uma plateia de 300 pessoas entre médicos e empresários do setor hospitalar, Mandetta defendeu mudanças na filantropia, para extinguir a mentalidade do “pires na mão”. Que, para ele, representa aquelas instituições que sempre buscam recursos federais para se manter.

— Por que não pagar melhor para quem tem um melhor desempenho? — questiona.

Ele ainda reclamou da diferença de tratamento que pacientes particulares e do SUS recebem nas instituições.

— Nós temos uma má cultura de pensar que o paciente do SUS é de segunda ou terceira linha. É dessa massa aqui, que paga seus impostos, que o governo tem dinheiro para sustentar o país — defende.

Conforme Mandetta, 86% da população brasileira depende do sistema universal de saúde.

— Se somos 86%, temos o direito de, como clientes, exigir o bom atendimento por parte dos hospitais que recebem dinheiro do governo federal — finalizou.