Associado, acesse sua conta

conteúdo exclusivo para você.

Mais dois casos de sarampo são confirmados no Rio Grande do Sul

Mais dois casos de sarampo são confirmados no Rio Grande do Sul

Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou, nesta sexta-feira (27), mais dois casos de sarampo no Rio Grande do Sul. Com isso, o número de infectados chega a nove neste ano no Estado. Os dois casos recentes são de moradores de Porto Alegre que possuem histórico de viagem a locais com circulação do vírus. Conforme a SES, as medidas de bloqueio já foram realizadas, com a vacinação das pessoas próximas. Nos últimos três meses, mais de 4,5 mil casos de sarampo foram registrados no país, sendo quase 4,4 mil no Estado de São Paulo.

Considerada uma doença infecciosa grave, o sarampo é causado por um vírus. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas infectadas. Os novos casos no Estado são de uma mulher de 67 anos que esteve em contato com o vírus durante viagem à Itália. O outro foi de um homem de 36 anos que teve contato com um dos outros sete casos em território gaúcho. De todas as confirmações, apenas uma é de fora de Porto Alegre, sendo um morador de Dois Irmãos, no Vale do Sinos.

A SES alerta que qualquer indivíduo que apresentar febre e manchas no corpo acompanhado de tosse, coriza ou conjuntivite deve procurar os serviços de saúde para investigação, principalmente aqueles que estiveram recentemente em viagem a locais com circulação do vírus. Casos suspeitos devem ser informados imediatamente às secretarias municipais de saúde ou para o Disque Vigilância, no telefone 150.

Os agentes de saúde alertam que a forma mais eficaz de prevenção é a vacinação. Para ser considerada vacinada, a pessoa precisa ter o registro em caderneta de vacinação conforme esquema vacinal. A rede pública de saúde disponibiliza gratuitamente vacinas contra a doença à população de seis meses a 49 anos de idade.

Fonte: Gaúcha ZH

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado