Hospital Universitário de Santa Maria receberá R$ 8,4 milhões para demandas de custeio

O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), que atende 45 municípios das regiões central e da fronteira-oeste, receberá ainda no mês de setembro a liberação de R$ 8,4 milhões. Foi publicado no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira (23), os dois valores – R$ 8 milhões e R$ 400 mil – destinados ao Husm. Eles são referentes ao programa nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).

O recurso  é para reestruturação e revitalização dos hospitais das universidades federais, integrados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o diretor administrativo do Husm, João Batista Vasconcellos, após a publicação no Diário Oficial da União, o montante deverá ser depositado nas contas do hospital até o próximo mês. Conforme ele, o valor será utilizado para pagamento de demandas de custeio com empresas terceirizadas e ainda para compra de materiais de consumo e médico-hospitalar.

Os valores, conforme o governo federal, observam a uma série de indicadores, entre eles: metas de desempenho como porte das unidades, número de leitos, taxa de ocupação hospitalar, número de funcionários por leito, complexidade dos serviços, desenvolvimento de pesquisa e ensino, além da inserção dos hospitais nas redes temáticas do Ministério da Saúde.