Hospital Universitário de Santa Maria convoca profissionais que faltavam para colocar aparelho de ressonância magnética em funcionamento

Parece estar mais próximo de um desfecho a novela em torno do aparelho de ressonância magnética do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), comprado em 2011 a R$ 1,6 milhão mas que nunca realizou exames. Foi publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira (19) a lista com os três profissionais — médicos radiologistas — que faltavam ser contratados para colocar em funcionamento o equipamento.

Os profissionais prestaram concurso público em 2016 para o Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC). A partir de agora, eles serão chamados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra o Husm, e terão de comunicar se irão ou não assumir as vagas na Região Central. Após serem comunicados, os aprovados terão cinco dias úteis para dar uma resposta.

Para colocar em funcionamento o aparelho de ressonância magnética, a direção do Husm sinalizava que seriam necessários 15 profissionais. Até o momento, há 12 contratados. Com a nomeação de três médicos, a equipe estaria pronta para iniciar as atividades.

Para a procuradora da República Bruna Pfaffenzeller, a convocação, por parte da Ebserh, representa em um importante avanço para dar início às atividades. No último dia 15 deste mês, a Justiça Federal de Santa Maria deferiu parcialmente a liminar, apresentada pelo Ministério Público Federal, que pedia a contratação imediata de 15 profissionais para colocar o aparelho em operação. O MPF havia movido a ação em setembro. A direção do Husm trabalhava, nas últimas semanas, com a direção do Hospital Universitário da UFSC para viabilizar a contratação desses profissionais.

No último dia 15, a Justiça Federal de Santa Maria fixou prazo para que a Ebserh coloque o aparelho em funcionamento, com base na ação civil pública apresentada pelo MPF. A data-limite é 16 de novembro. Em caso de descumprimento do prazo, a Ebserh terá de pagar multa diária fixada em R$ 5 mil.

Enquanto o aparelho não funciona, o Husm gastou, em sete anos, R$ 7,5 milhões com a compra de exames da rede privada hospitalar de Santa Maria.