Associado, acesse sua conta

conteúdo exclusivo para você.

Hospital de Santa Rosa monitora medicação de quimioterapia

Hospital de Santa Rosa monitora medicação de quimioterapia

Um sistema de bipagem de medicamentos, implementado nas unidades de internação do Hospital Vida & Saúde, de Santa Rosa, chega agora no setor de quimioterapia. Todos os medicamentos quimioterápicos usados no tratamento de pacientes com câncer passam a ter monitoramento em tempo real.

Tatiana Praischardt, farmacêutica responsável do hospital, explica que os medicamentos chegam no setor de quimioterapia e passam por uma primeira triagem. Os medicamentos para náuseas e dor seguem para a equipe de enfermagem, e os quimioterápicos passam por dosagem. “A diluição dos medicamentos ocorre em uma capela, com pressão negativa, para impedir a circulação de oxigênio”. A capela é um local novo, como todo o fluxo do setor, que foi remodelado para atender ao sistema.

O processo permite o rastreio em tempo real, por meio de códigos de barra. “Desde a prescrição do medicamento, a diluição e aplicação. O sistema informa se o processo está demorando, qual paciente está sentado em qual poltrona e o medicamento que ele está ingerindo. Se algo está errado, o sistema vai sinalizar”, explica. Ela destaca que é uma forma de garantir a segurança dos pacientes.

A enfermeira Kamila Lehr explica que o fluxo era adequado, porém, precisou de uma reestruturação para receber o novo modelo. “Pode ser que em três anos precise de uma nova estrutura. Estas adequação não são exigências de legislações, são exigências internas para garantir cada vez mais a segurança ao paciente.” O setor de quimioterapia do Vida & Saúde atende 800 pacientes de 22 municípios da região. São atendidos 20 pacientes por turno.

Fonte: Correio do Povo

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado