Associado, acesse sua conta

conteúdo exclusivo para você.

Hospital de Santa Rosa melhora gestão de medicamentos

Hospital de Santa Rosa melhora gestão de medicamentos

O controle de distribuição de medicamentos para pacientes internados no Hospital Vida & Saúde de Santa Rosa tem sido cada vez mais rigoroso. O objetivo é garantir a segurança e eficiência dos tratamentos, além de gerar economia para o hospital. Neste ano, o setor ganhou nova estrutura e projetos como o serviço de Farmácia Clínica. A ação consiste na análise de prescrições médicas dos pacientes. “Temos casos de pacientes que têm mais de uma doença, e recebem prescrição de mais de um médico. Nossa equipe avalia se há algum tipo de incompatibilidade nestas prescrições, administra horários para ingestão e dosagens”, explica a farmacêutica do hospital, Tatiana Praischardt.

Outro projeto, em fase piloto, é o Reconciliação Medicamentosa, no qual são administrados medicamentos de uso contínuo já utilizados pelo paciente antes da internação. Durante está fase, são atendidos pacientes da Unidade de Tratamento Intensivo e acima de 65 anos, que totalizam 25% dos internados. O projeto pode ser ampliado para os demais pacientes. Todo o medicamento que chega ao hospital recebe um código de barras que alimenta um sistema próprio de rastreabilidade, que opera desde a chegada na entidade, até a ingestão pelo paciente. Os remédios saem da Farmácia Central já separados por doses, inclusive os líquidos.

A casa de saúde possui uma Farmácia Central, com Central de Abastecimento Farmacêutico e Central de Diluição de Medicamentos, além de outras três farmácias satélites, no setor de Quimioterapia, no Bloco Cirúrgico e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). São 45 profissionais mais seis farmacêuticas para fazer a gestão nas farmácias da entidade.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado