Associado, acesse sua conta

conteúdo exclusivo para você.

Hospital de Santa Cruz do Sul ampliará número de cirurgias de alta complexidade em novembro

Hospital de Santa Cruz do Sul ampliará número de cirurgias de alta complexidade em novembro

O Hospital Santa Cruz (HSC) realizará dez cirurgias a mais de alta complexidade a partir do mês de novembro. Atualmente, o maior estabelecimento de saúde de Santa Cruz do Sul faz 28 procedimentos mensais para pacientes de toda a região. O incremento será de R$ 48,5 mil para os serviços. A maioria deles é para a colocação de próteses.

O secretário de Saúde de Santa Cruz do Sul, Régis de Oliveira Júnior, informou que no município há 280 pessoas na fila de espera por cirurgia. Na região, são mais 780, pois o hospital é referência para os municípios da 8ª e da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde. “São pacientes que aguardam há bastante tempo, cerca de quatro ou cinco anos, e é uma responsabilidade do governo do Estado diminuir essa fila”, explicou.

Júnior afirma que a ideia é fazer com que os procedimentos de alta complexidade sigam o mesmo caminho que os de média complexidade, onde a prefeitura realizou um mutirão para zerar a fila de espera. Desde setembro do ano passado, a diminuição foi de 92%. Conforme dados do Hospital Santa Cruz, entre 1º de janeiro deste ano e 31 de agosto ocorreram 125 cirurgias de alta complexidade na área de traumatologia.

O secretário explica que o número total das cirurgias eletivas agendadas varia. Observa que o quantitativo das contratualizadas é consumido pela urgência e emergência, que são casos de acidentes de trânsito, por exemplo, o que acaba comprometendo a cota dos municípios. “Em Santa Cruz do Sul, são realizadas duas cirurgias eletivas por mês”, destacou.

Fonte: Correio do Povo

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado