Associado, acesse sua conta

conteúdo exclusivo para você.

Gaúchos reelegem 19 dos seus 31 deputados federais

Gaúchos reelegem 19 dos seus 31 deputados federais

Dos atuais 31 deputados federais gaúchos, 19 obtiveram a reeleição neste domingo, o que representa uma renovação de 38%. O PT, que elegeu oito parlamentares em 2014, viu sua bancada encolher para cinco cadeiras nesta eleição. Ainda assim, continua como a maior bancada entre os deputados federais gaúchos, seguido pelo MDB e pelo PP, com quatro cada um. Tanto emedebistas quanto progressistas, que contavam com cinco cadeiras após a eleição de 2014, perderam um parlamentar cada.

Um caso simbólico é o do deputado Darcísio Perondi, eleito em 2014 para o sexto mandato com 109 mil votos, desta vez fez 38 mil, ficando de fora da Câmara.

O PDT manteve o mesmo número de cadeiras: três. Já o PTB viu sua bancada cair de três para dois deputados. O PSB manteve duas cadeiras, tendo como novidade a presença de Liziane Bayer, hoje deputada estadual. O PRB continua contando com uma cadeira, a exemplo dos últimos quatro anos. O PSol, que não tinha representantes gaúchos no Congresso, elegeu uma parlamentar – a vereadora da Capital Fernanda Melchionna. O PR reelegeu Giovani Cherini, que em 2014 havia conquistado uma cadeira pelo PDT.

Alguns partidos vão representar o Rio Grande do Sul pela primeira vez no Congresso. O caso mais expressivo é o do PSL, sigla do presidenciável Jair Bolsonaro, que elegeu três parlamentares. O partido surpreendeu ao obter uma soma de 436 mil votos para deputado federal no Rio Grande do Sul, o que representa 7,5% do total. O Novo, em sua primeira eleição para deputado federal, ganhou um assento na bancada gaúcha pela primeira vez ao somar 436 mil votos no total entre os eleitores do Estado.

Deputados eleitos:

PT 05

Paulo Pimenta

Marcon

Henrique Fontana

Bohn Gass

Maria do Rosário

PP 04

Covatti Filho

Afonso Hamm

Pedro Westphalen

Jerônimo Goergen

MDB 04

Márcio Biolchi

Alceu Moreira

Giovani Feltes

Osmar Terra

PDT 03

Marlon Santos

Pompeo de Mattos

Afonso Motta

PSL 03

Bibo Nunes

Sanderson Federal

Nereu Crispin

PTB 02

Maurício Dziedricki

Marcelo Moraes

PSB 02

Heitor Schuch

Liziane Bayer

PSDB 02

Lucas Redecker

Daniel da TV

NOVO 01

Marcel Van Hatten

DEM 01

Onyx Lorenzoni

PR 01

Giovani Cherini

PSol 01

Fernanda Melchionna

PRB 01

Carlos Gomes

PSD 01

Danrlei

Fonte: Correio do Povo

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado