Federação tem encontro com Secretário Estadual da Saúde

Ocorreu na manhã desta sexta (23), encontro do presidente da Federação, André Emílio Lagemann, presidente do Sindiberf, Ricardo Englert e do superintendente das entidades, Jairo Tessari, com o Secretario Estadual da Saúde, Francisco Paz. Abaixo as informações extraídas do encontro:

1. Foi efetivado no dia de hoje (23) o pagamento do complemento da conta MAC de outubro. As dívidas do Estado com os Hospitais Filantrópicos estão constituídas agora pelos  programas efetivados nos meses de agosto e setembro, totalizando R$ 140 milhões;
  2. Segundo o Secretário Paz, na próxima terça (27), haverá uma reunião de Governo, onde será estabelecido um calendário de pagamento para os programas do mês de agosto. Os representantes das nossas entidades exigiram que a efetivação desse pagamento seja feita em 28 de novembro, para ajudar no fluxo de caixa dos hospitais em gestão plena municipal, já que os valores passam antes pelos respectivos fundos de saúde.
  3. Nossas Entidades reiteraram enfaticamente a necessidade de que os pagamentos dos programas dos meses de setembro (em aberto), outubro (vencendo dia 30/11) e novembro, sejam feitos no mês de dezembro.
  4. Na próxima semana, Federação e Sindiberf, participam de encontro com o líder do governo na Assembleia para expor a difícil situação dos hospitais filantrópicos gaúchos e solicitando apoio para que os pagamentos sejam regularizados.
  5. Sobre a possibilidade de uma nova edição do FUNAFIR com taxa subsidiada; a mesma está condicionada a um parecer da PGE. Manteremos os hospitais informados sobre a efetivação deste empréstimo.