Federação participa de Reunião com o Governo eleito

Na manhã de ontem, 15,  Jairo Tessari participou, no centro de treinamento da PROCERGS, em Porto Alegre, de  Seminário do Governo que assume em janeiro de 2019. O encontro foi coordenado pelo governador Eduardo Leite, pelo vice-governador, Ranolfo Vieira Jr e pelo deputado federal eleito, Lucas Redecker, líder da transição.  Foram convidados 15 representantes de cada uma das 14 áreas prioritárias estabelecidas pelo plano de governo. O convite à Federação foi formalizado pelo vice governador Ranolfo Vieira Jr e pelo presidente da Frente Parlamentar das Santas Casas da Assembleia Legislativa , deputado Estadual Ronaldo Santini, na AGE do último dia 9 de novembro.

Pela área da saúde, estiveram presentes, além da nossa Federação,  um representante do Cosems RS. Os demais participantes foram indicados pelos partidos PSDB, PTD, PRB, REDE e PP. Dentre eles, o diretor do GHC, Mauro Sparta, o dirigente do Hospital Mãe de Deus, Sérgio Ruffini, a ex vice prefeita de Canoas, Beth Colombo, a deputada estadual eleita Fran Somensi ( PRB)  e o ex secretário municipal da saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter.

Pela metodologia usada, foi possível apresentar até três Prioridades Imediatas e três Marcas de Governo.

As três  prioridades imediatas da saúde, apresentadas aos coordenadores foram a regularização de repasses às prefeituras e hospitais; revisão de metas de contratos  e  abordagem do Programa Mais Médicos, em função da possibilidade de afastamento dos médicos cubanos.

Para as três marcas de governo surgiram a qualificação da atenção básica, a garantia dos 12% das receitas para o segmento e qualificação dos profissionais da área.

Foram feitos contatos com vários deputados federais e estaduais,  presentes ao evento, além do responsável   operacional da transição,  Paulo Gastal e das negociações da assistência e saúde, Antonio Carlos Padilha.

Ao final, ficou definido que os participantes serão chamados pelas respectivas áreas, antes da posse do novo Governo, para aprofundar as questões relativas às prioridades imediatas e marcas de governo priorizadas.

Fonte: Federação das Santas Casas do RS