Escolhida a nova empresa que irá operar os serviços de telefonia do Samu no RS

Foi escolhida nesta sexta-feira (17) a nova empresa que irá operar de forma terceirizada o atendimento por telefone do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu). A escolha foi feita por meio de pregão eletrônico. O nome da empresa vencedora e o número de participantes não foi divulgado.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), agora se iniciam os trâmites administrativos para a efetivação do novo contrato com a terceirizada.

A atual empresa, FA Recursos Humanos, terá o vínculo encerrado. Ela operava de forma emergencial desde agosto do ano passado, quando o contrato se encerrou.

Na última segunda-feira (13), os telefonistas e rádio-operadores terceirizados paralisaram as atividades por atraso no pagamento de salários, vale-alimentação e vale-transporte do mês de julho.

Por nota, a empresa disse que o Estado deve R$ 1,3 milhão relativo a serviços prestados e por isso não teria efetuado o pagamento.

O governo do Estado nega a dívida e, desde quarta-feira (15), começou a pagar diretamente os trabalhadores terceirizados. Dos 98 empregados, 88 já receberam os vales. Os salários devem ser quitados a partir de segunda-feira (20).

A SES considera que o atendimento está normalizado. Alguns contratados aceitaram voltar ao trabalho e outros trabalhadores foram treinados para realizar o serviço.