Enfermeiros do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família decidem paralisar atividades na quarta-feira

Sindicato informou que não tem como prever como será a adesão ao movimento

Os enfermeiros do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf), da prefeitura de Porto Alegre, decidiram realizar paralisação das atividades por nove horas na próxima quarta-feira (18). Os profissionais cobram do governo Marchezan dois pontos: reposição salarial de 2017 e 2018 e a garantia da manutenção de um incentivo salarial. A categoria deliberou sobre o assunto em assembleia, nesta quinta-feira (12), organizada pelo Sindicato dos Enfermeiros no Estado do Rio Grande do Sul (Sergs) e pelo Sindisaúde-RS.

O presidente do Sergs, Estêvão Finger, disse que não tem como prever qual será a adesão ao movimento da próxima quarta-feira. Por ser um serviço básico, o sindicato orienta que pelo menos 50% do efetivo seja mantido. Finger destacou as reivindicações dos profissionais do instituto:

— Nós estamos com uma defasagem salarial há dois anos, 2017 e 2018. Além disso, a gente considera mais grave o governo  sinalizar a retirada de um incentivo que todos os profissionais do Imesf ganham desde a criação do instituto, que corresponde a 10% do salário base — disse o presidente do Sergs, Estêvão Finger.

A paralisação está programada para ter início às 8h e terminar às 17h. No dia seguinte (19), o serviço deve operar normalmente. Na semana posterior, os sindicatos devem realizar outra assembleia para definir os rumos do movimento, que dependerá das negociações com a prefeitura.

— Temos a expectativa de, com essa paralisação, que a gestão possa voltar a ter um diálogo, conversar ou mediar mesmo no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) para chegar a algum avanço — pontuou Finger.

A reportagem de GaúchaZH tenta contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Até as 23h30min, não obteve retorno.