Associado, acesse sua conta

conteúdo exclusivo para você.

Com 27 novas confirmações, passa de 600 o número de casos de toxoplasmose em Santa Maria

Os casos confirmados de toxoplasmose em Santa Maria ultrapassaram a barreira das seis centenas. De acordo com novo boletim epidemiológico sobre o surto da doença, divulgado nesta sexta-feira (13), são 621 pessoas infectadas – 27 a mais do que o último levantamento, em 29 de junho. Os dados são da prefeitura de Santa Maria e Secretaria Estadual da Saúde (SES).

O documento aponta 1.786 notificações. Destas, 60 foram excluídos e 240 ainda precisam ser classificadas. Já dos 1.486 casos filtrados como suspeitos, 350 foram descartados e 515 seguem em investigação.

Dos 621 casos confirmados, 54 são em gestantes, três provocaram abortos, três levaram os fetos à morte e 12 são de toxoplasmose congênita, aquela que aparece em bebês entre 25 dias e 61 dias após o nascimento.

Neste mês, análises feitas em um laboratório de Londrina (PR) confirmaram a presença do protozoário causador da toxoplasmose em uma caixa d’água residencial. Mas o secretário estadual de Saúde, Francisco Paz, disse que o achado não esclarece a origem do surto e que as medidas de prevenção, como beber água fervida e consumir hortaliças e carnes cozidas, devem ser mantidas pela população santa-mariense.

Fonte: Gaúcha ZH

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado