Secretário da Saúde do RS critica “desleixo” dos pais com vacinação das crianças

Em entrevista ao programa Gaúcha+ na tarde desta terça-feira (17), o secretário estadual da Saúde, Francisco Paz, falou  sobre a campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo, que ocorrerá em todo o país entre os dias 6 a 31 de agosto.

Segundo Paz, devido à baixa procura nas últimas campanhas, o Ministério da Saúde resolveu reforçar uma mobilização específica contra a pólio e o sarampo que terá como público-alvo crianças de até cinco anos. Todas receberão as duas doses da vacina. Além das crianças, a vacina também será disponibilizada para pessoas com até 49 anos que não foram imunizadas, ou não lembram se já receberam as doses.

— Na última campanha de vacinação da gripe, nós tivemos uma cobertura de 65,7% de crianças vacinadas, quando o ideal seria de no mínimo 85%. Observamos um certo desleixo dos pais em levar seus filhos para tomar a vacina — disse o secretário, que ainda reforçou: — Os pais têm a sensação de que as doenças transmissíveis já estão controladas e não são perigosas.

Conforme o secretário, outros fatores têm atrapalhado as campanhas de imunização, como as fakenews e, principalmente, a desinformação.

— Queremos trazer de volta o compromisso dos pais em levar seus filhos para tomarem a vacina para protegê-los e proteger a sociedade. É uma responsabilidade dos adultos, frente às crianças — ressaltou Paz.

A ocorrência de centenas de casos confirmados de sarampo no país, sete deles só no Rio Grande do Sul, reativou o alerta em torno da doença, que desde 2014 não era registrada no Brasil.