Associado, acesse sua conta

conteúdo exclusivo para você.

Projeto pretende facilitar tratamento do câncer de mama pelo SUS

Projeto pretende facilitar tratamento do câncer de mama pelo SUS

Pacientes com câncer de mama em tratamento – ou ainda na fase do diagnóstico – pela rede pública de saúde começam a ganhar um novo aliado nesta quinta-feira (2). Trata-se do projeto Navegadores, uma iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). Ainda em fase de teste, a iniciativa abre inscrições nesta quinta-feira (2) somente para moradoras da zona sul de Porto Alegre.

Quem for selecionada participará de reuniões periódicas com assistentes sociais que acompanharão o tratamento. Se houver algum problema ameaçando o combate à doença, elas entrarão em ação para encontrar alternativas dentro do sistema de saúde. A dificuldade pode ser um exame que não consegue ser marcado ou algum obstáculo pessoal da paciente – necessidade de atendimento psicológico, por exemplo.

Nesta primeira fase, serão atendidas 50 mulheres em Unidades de Saúde (US) no bairro Restinga e no extremo sul da Capital. Para se candidatar, é preciso – além de morar nessas regiões – entrar em contato com as assistentes sociais do projeto (confira abaixo). As vagas estarão abertas até serem totalmente preenchidas.

– Essas mulheres terão encontros periódicos com as assistentes sociais. A missão do projeto será ajudar a identificar se elas estão enfrentando alguma barreira, como a demora para fazer uma mamografia, por exemplo. As assistentes, então, buscarão alternativas dentro do sistema de saúde – explica a coordenadora de Relações Institucionais e Advocacy da Femama, Ana Lucia Gomes.

Expectativa de ampliar o atendimento

O acompanhamento está programado para durar um ano. A partir daí, os resultados serão estudados e se avaliará levar a iniciativa para outras partes da Capital e do país. O projeto tem apoio do SUS e da Secretaria Municipal de Saúde, com investimento social da Novartis e Roche.

– Esse trabalho aproximará ainda mais a Femama da realidade dos sistemas de saúde públicos, tornando mais evidentes os gargalos que provocam dificuldade e demora para pacientes oncológicos – afirma a mastologista e presidente voluntária da federação, Maira Caleffi.

Como participar do Projeto Navegadores

Navegadora Extremo Sul

Contato para inscrição: e-mail navegador.extremosul@femama.org.br
Dias e locais de atendimento:
Segunda-feira, das 9h às 13h: Unidade de Saúde Belém Novo
Terça-feira, das 11h às 13h: Unidade de Saúde Lami
Quinta-feira, das 11h às 13h: Unidade de Saúde Paulo Viário
Sexta-feira, das 9h às 13h: Unidade de Saúde Ponta Grossa

Navegadora Restinga

Contato para inscrição: e-mail navegador.restinga@femama.org.br
Dias e locais de atendimento:
Segunda-feira, das 9h às 13h: Unidade de Saúde Quinta Unidade
Terça-feira, das 11h às 13h: Clínica da Família José Mauro Ceratti
Quinta-feira, das 11h às 13h: Unidade de Saúde Macedônia
Sexta-feira, das 9h às 13h : Unidade de Saúde Pitinga/Unidade de Saúde Chácara do Banco (a cada semana, o encontro será em uma das unidades)

Quem pode se candidatar: mulheres em tratamento na rede pública ou que estão encaminhando exames para o diagnóstico. E devem ser moradoras das regiões
Quanto custa: é gratuito
Como será a seleção: por ordem de inscrição, desde que cumpridos os requisitos
Quando começam os encontros: a assistência social da área correspondente ajustará isso com cada selecionada
Por quanto tempo será o programa:
 a duração inicial prevista é de um ano

Fonte: Gaúcha ZH

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado